terça-feira, 31 de março de 2009



Bem-estar
Faça seu incenso e energize sua semana
Substitua as varetas por carvão, resinas naturais e turíbulo
Bem usados, os incensos concentram energia suficiente para transformar o seu dia. E os efeitos são ainda mais potentes se, em vez de comprar as varetas prontas, você manipular o seu próprio acessório de combate ao desequilíbrio. Hoje em dia, não há mais incensos com óleos essenciais. Por isso, o melhor é fazer defumações com resinas endurecidas , afirma a aromatóloga Samia Maluf.Desde a Antiguidade, os incensos são usados como ferramenta para ampliação da consciência e com fins terapêuticos, aliviando alergias e problemas respiratórios, por exemplo. Quem assina a ação positiva são os óleos essenciais (daí o problema em usar essências sintéticas, que apenas simulam o aroma natural nas fórmulas). Já a fumaça funciona como uma espécie de canalizador, espalhando os ativos dos óleos pelo ambiente.Um incenso, para oferecer todos os benefícios, precisa ser composto simplesmente por óleos essenciais naturais, madeira aromática e cinzas de carvão vegetal. Qualquer ingrediente além destes três pode comprometer a eficácia do tratamento e se resumir a um odorizador do ambiente. Se você não quer correr este risco, a dica é trocar as varetas pelo turíbulo e produzir o seu próprio incenso em casa. A seguir, Samia dá receitas para você produzir uma defumação diferente a cada dia da semana, aproveite!

2ª feira: a semana começa com uma receita energética, que vai encher seus dias com muito pique. Após aquecer o carvão e transformá-lo em brasa, acrescente casca de laranja e cravo. O aroma ativa a circulação sanguínea e aumenta a sua disposição.

3ª feira: para aliviar o estresse do início da semana, a dica é postar no frescor. Junte resina de benjoim e casca ou folhas secas de limão.

4ª feira: o meio da semana é sempre complicado. O número de tarefas acumula-se e dá até desespero quando parece que o tempo não vai ser suficiente para dar conta de tudo. Para levantar o astral, misture gengibre, canela e folhas secas de alecrim.

5ª feira: a receita é ideal para quem escolheu a quinta como o dia oficial da balada. Junte erva-doce, noz-moscada, manjericão seco e hortelã seca para aumentar o clima de sensualidade e dar mais leveza para o seu humor.

6ª feira: depois de uma semana atribulada, tudo o que você quer é dar uma renovada nas energias antes de recomeçar o ciclo, correto? Para isso, Samia indica uma poderosa mistura de limpeza e purificação (e que ainda é uma delícia). Misture alecrim, olíbano e pétalas secas de mini-rosa ou de rosa vermelha.

No sábado e no domingo, segundo a especialista, o melhor é descansar o olfato. Mas, se você sentir necessidade de sentir um aroma mais diferente, escolha uma essência que estimula a concentração e acalma os pensamentos. Mirra, benjoim e sândalo são ótimas escolhas. Mas não misture, escolha uma das resinas e deposite no carvão , afirma Samia.A escolha do carvão Para experimentar um incenso, pode usar o carvão que você tem em casa e usa para fazer um churrasco. Mas, gostando da idéia, prefira um carvão próprio para uso em rituais. Este é um trabalho de sutilezas, que reúne a energia da planta, da terra e da pessoa que trabalha ali. Você está levando tudo isso para dentro da sua casa , diz Samia Maluf. A dica dela é para a marca Milagros.

Um comentário:

  1. Poxa Sheila, acho que só de fazer o incenso agente já deve melhorar muito heim!

    ResponderExcluir

Amigos e visitantes sejam bem vindos!!!