sexta-feira, 10 de abril de 2009

Obturafor ou Diafragama?
Certa vez um gênio da fotografia disse a seguinte frase:“Fotografar é congelar o momento, é travar um instante, é segurar o tempo, é tornar tudo importante, cada detalhe se mostra, cada cor se revela, nada se deixa passar, nada é irrelevante. É observar o segundo pela forma mais bela, é ter nas mãos o tempo. Tão fascinante quanto o poder é poder fotografar… “
Embora o autor desta frase seja desconhecido, podemos considerá-lo um gênio pela grandiosidade das palavras que ele conseguiu exprimir o que é fotografar.
Para chegarmos ao momento fotográfico é muito importante que a técnica da fotografia esteja muito bem apurada. Já sabemos que é a luz que leva a imagem do lado de fora para dentro da câmera, mais precisamente para o filme, portanto o princípio básico da fotografia é saber equilibrar a entrada dessa quantidade de luz para que a foto seja boa.
E como aprendemos até agora, na máquina temos duas formas de controlar a luz. O obturador tem a função de manipular o tempo em que o filme ficará exposto pela luz, portanto é com ele que conseguimos efeitos de foto congelada e foto borrada. E o diafragma controla o tamanho do orifício em que a luz vai entrar na máquina, lembrando sempre que quando menor o número do “f” (ex: f/3,5) maior é a abertura e maior é a entrada da luz, por sua vez quanto maior o número de “f” (ex: f/22) menor é a abertura e consequentemente menor é a entrada de luz. E ao controlar a entrada de luz pelo diafragma temos também possibilidade de ter distinção dos planos de visão. Quanto maior a entrada de luz (= diafragma mais aberto, = número pequeno, = ex: f/3,5) mais distinção temos do primeiro para o segundo e para o terceiro plano. E ao contrário, quanto menor é a entrada de luz (= diafragma mais fechado, = número grande, = ex: f/22) menor é a distinção entre os planos, ou seja, temos uma foto em que todos os plano ficam bem focados.
E quando saimos a primeira vez com uma máquina como fizeram na última aula sempre surge uma pergunta: - E agora, o que devo controlar? O obturador ou o diafragma? Quando tratamos de fotografia em modo manual a resposta é sempre os dois. Porém, para que você consiga uma exposição correta da luz terá que escolher um dos dois para ficar fixo e variar o outro para controlar a entrada da luz de acordo com a informação que o fotômetro ti der.
Exemplo: Quero fazer uma foto em que uma pessoa tá pulando de uma árvore, mas quero congelar esse pulo, o que devo ajustar primeiro? Obturador ou diafragma? Aprendemos que para congelar, tenho que diminiuir meu tempo de exposição, ou seja, preciso de velocidade de obturador mais rápido (ex: 1/250s). Mas quando acabei de escolher este obturador o fotômetro acusou que pouca luz vai conseguir entrar na máquina e não vai aparecer nada no filme, o que tenho que fazer? Variar o diafragma. Vou aumentando o tamanho do orifício para luz entrar até que o fotômetro acuse que aquela abertura está boa para a exposição do filme.

Matéria muito interessante retirada do fotografado.wordpress.com, um grupo de alunos da Univale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e visitantes sejam bem vindos!!!